Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Angicos

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade que tem o objetivo de integrar o aluno ao ambiente da prática profissional. A vivência no estágio possibilita contato e familiarização com equipamentos e processos típicos da vida profissional que não podem ser fornecidos em sala de aula ou laboratório. A formação do profissional necessita experimentar a percepção das limitações e especificidades dos modelos teóricos, em ambiente não controlado, isso amadurece e completa a formação do aluno.

Constitui, portanto, uma atividade prática exercida pelo(a) discente do Curso de Engenharia Civil, em situação real de trabalho tanto em Projetos de Engenharia como em Obras Civis, Empresas Construtoras, Empresas de Consultoria, Instituições e Entidades Públicas ou Privadas, com o objetivo de complementar sua capacitação profissional.

 

Estágio Obrigatório

O Estágio Obrigatório tem caráter integralizante com carga horária de 180 horas de atividades práticas atendendo a Resolução CONSEPE/UFERSA n° 002/2019, de 19 de junho de 2019 (Clique Aqui), que dispõe sobre regulamentação de Estágio Supervisionado no Âmbito da UFERSA na condição de Instituição de Ensino e regido pela Lei nº 11.788/2008, de 25 de setembro de 2008 (Clique Aqui).

Na Estrutura Curricular proposta no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) o estágio é considerado uma disciplina semestral ofertada no 5º ano (10º Período), com caráter integralizante e com carga horária de 180 horas-aula práticas, conforme estabelece as Diretrizes Nacionais.

 

Estágio Não-obrigatório

O Estágio não obrigatório é um componente curricular semestral ofertado a(o) discente que já cumpriu o estágio supervisionado obrigatório de 180 horas.

 

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO/CADASTRO/ENCERRAMENTO DE ESTÁGIO 

A solicitação para a realização de estágio junto à PROGRAD deve ser feita com, no mínimo, 15 (Quinze) dias de antecedência do início do estágio. Caso o(a) discente não disponha de um professor(a) orientador(a), deverá procurar a Coordenação de Curso para que a mesma indique um docente que possa orientá-lo(a) no estágio;

Procedimentos de Solicitação/Cadastro:

  1. O discente deverá acessar no SIGAA: Estágio > Meus Estágios > Solicitar Cadastro de Estágio > Estágio Obrigatório
  2. Preencher o formulário de Cadastro de Estágio do  SIGAA com as informações:
  • Informar nome dados da Concedente (Razão Social,CNPJ/CPF e Endereço);
  • Informar o nome do(a) Representante Legal da Empresa, CPF, E-mail e Cargo;
  • Informar o nome do(a) Supervisor(a) do Estágio, CPF, E-mail e Cargo;
  • Informar o nome do(a) Professor(a) Orientador(a).
  • Preencher a tabela com os horários do estágio, de forma que não choque com os horários das aulas;
  • Preencher o Plano de Atividades de Estágio de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.

3. Após o procedimento de cadastro no SIGAA, o (a) discente deverá preencher o MODELO DE PLANO DE ESTÁGIO, fornecido pela coordenação de curso e enviar para o email da coordenação:  engcivil.angicos@ufersa.edu.br.

Esse Plano será apreciado e deliberado pela Coordenação do Curso, que emitirá o parecer no SIGAA.

4. Após análise pelo coordenador do curso, pelo servidor da PROGRAD e APROVADO o termo, o discente deverá acessar o SIGAA para imprimir o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em no mínimo 3 (três) vias.

Obs.: A matrícula na disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO será realizada, apenas, após o envio do TCE para a coordenação do curso, devidamente assinado. E, desde que o estágio seja realizado e concluído dentro do período que o(a) discente estará matriculado(a).

 

Procedimento de encerramento do Estágio

  1. Ao término do Estágio o(a) discente deverá cadastrar o Relatório de Estágio via SIGAA até 10 (dez) dias após o término do estágio:

Estágios –> Meus Estágios –> Cadastrar Relatório

O(a) discente deve digitalizar o Relatório, fazer o upload no SIGAA e em seguida clicar no botão “Cadastrar”.

 

INTEGRALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 

Consistem no conjunto de procedimentos e documentos necessários para integralização da disciplina.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA – O discente deve solicitar junto a coordenação do curso a matrícula no componente curricular Estágio Supervisionado Obrigatório.

TERMO DE COMPROMISSO – documento que consolida o estágio.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ao término do Estágio o discente, o supervisor e o orientador acadêmico deverão preencher o Relatório de Estágio e entregar uma via a Secretaria PROGRAD, outra via na Concedente de Estágio e a terceira via ao orientador acadêmico, devidamente assinado até dez dias da data de término do estágio.

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO – documento que deverá conter as atividades desenvolvidas pelo estagiário, e redigida sob as orientações do professor orientador.

DECLARAÇÃO DA EMPRESA – declaração preenchida pela empresa declarando a quantidade de horas cumpridas no estágio e assinada pelo representante da empresa

AVALIAÇÃO DA EMPRESA – ficha de avaliação que o supervisor do estágio deverá preencher.

Ao término do estágio o discente deve enviar para o e-mail da coordenação os seguintes documentos: Relatório final, Declaração da empresa e avaliação da empresa. Todos juntos em arquivo PDF.

engcivil.angicos@ufersa.edu.br

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Termos Emitidos pela Concedente de Estágio ou Agentes de Integração, devem ser cadastrados no SIGAA, antes de serem apresentados no setor responsável para serem ativados.
  • Em caso de desistência da realização do estágio, o aluno deve preencher o Formulário de Cancelamento: FORMULÁRIO PARA CANCELAMENTO DE TERMO
  • Para mais informações aos discentes da UFERSA sobre como proceder e realizar o estágio, entrar em contato com a secretaria: Angicos: estagios.angicos@ufersa.edu.br – Secretaria – Discentes – Estágios

 

 

 

23 de setembro de 2014. Visualizações: 2771. Última modificação: 29/05/2023 10:58:34